O que seu cliente quer quando procura um canal de atendimento ? Outro canal ?

Você ouviu falar de uma nova empresa e agora quer fazer contato com ela. O que faz ? Vai até o Google e pesquisa pelo nome dela.


Encontrando a página da empresa, abre, e o que está lá ? O número do 0800 da empresa com um destaque enorme. “Ligue para nós no 0800-xxx-xxxx” e lá vai você e liga.


Este é um cenário muito frequente. E com isto as ligações no 0800 só aumentam. E o desconforto dos clientes também. O canal do 0800 se torna congestionado, aumenta o custo de atendimento, mais gente espera nas filas para falar com um atendente, e por aí vai.

Autonegociação de dívidas com a utilização de chatbots

Segundo uma pesquisa, 40% dos brasileiros inadimplentes utilizam os canais digitais para negociar suas dívidas. Destes, 48,7% utilizam um portal de autonegociação.


As principais dificuldades com o modelo convencional de cobrança são:


• A negociação de dívidas pelos métodos convencionais exige um alto nível de intervenção humana, afetando, negativamente, a agilidade dos procedimentos e aumentando os custos.

• O uso do telefone para contactar o devedor — que pode, ou não, atender à ligação naquele momento. Caso ele não atenda, será necessário insistir em novas ligações até que seja possível o contato.