seminário de inteligência artificial

A Tree Tools, representada pelo Sr. Paulo Sergio Cougo, participou do Seminário de Inteligência Artificial realizado em Curitiba-PR. O evento promovido pelo SEBRAE/PR ocorreu no dia 22 de setembro de 2017 das 08:30hs às 17:30hs.

participantes do seminário de inteligência artificialO seminário contou com a presença de mais de 250 participantes entre pesquisadores, executivos e gestores de empresas e instituições públicas, que puderam conhecer os casos de uso de empresas que já estão fazendo da Inteligência Artificial uma realidade para os seus negócios.


A abertura do evento e a palestra “Desmistificando a Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning” com Cezar Taurion foi transmitida pelo Youtube e assistida por mais de 500 pessoas.



bots e o uso de natural language processingO tema da apresentação de Paulo Cougo foi “Bots e o uso de NLP” onde ele destacou o papel do NLP – Natural Language Processing nos chatbots que é tratar as entradas por texto e voz em uma interação entre a linguagem natural humana e o computador.

Natural Language Processing é essencial quando você quer sistemas inteligentes, como os chatbots, que fornecem informações e executam serviços a partir de suas instruções.

paulo cougo no seminário de inteligência artificialA apresentação mostrou ainda os outros componentes da arquitetura de um chatbot, como o motor de processamento e o ambiente de gestão. O motor de processamento trata do fluxo da conversa, interface externa, persistência temporal e serviços internos. Já o ambiente de gestão trata da editoração, supervisão, configuração e integração.


Paulo também apresentou o case de uma empresa que já utiliza há mais de 2 anos um chatbot com NLP desenvolvido com a plataforma Servicebot-3 e quais foram os resultados obtidos:

• Redução na telefonia em mais de 30%
• Redução da quantidade de atendimento presencial em mais de 25%
• Automação de tarefas de entrega de documentos em 48%
• Retenção de atendimento em 75%
• Taxa de erro de conversação em < 0,5%
• Expansão contínua em > 50% ao ano
• Scripts automatizados em > 200 assuntos
• Editoração e operação realizadas pelo cliente
• Tempo de implementação: 3 meses (1ª fase), 6 meses (2ª fase)


O seminário mostrou através das apresentações e dos painéis que a Inteligência Artificial está cada dia mais presente em nosso dia-a-dia, nas cidades e indústrias, nos aeroportos, no comércio, na educação, etc.