Como os chatbots podem ajudar as pessoas

A utilização de chatbots ultrapassa as fronteiras do mundo dos negócios e chega às áreas do comportamento humano. Impulsionados pelas tecnologias do comportamento cognitivo, reconhecimento da linguagem natural, e da comunicação por mensagens, os chatbots invadem o dia-a-dia das pessoas ajudando a resolver problemas corriqueiros. Veja alguns exemplos:


O chatbot Lara ajuda as pessoas a encontrar um amor. Ela foi lançada na França em 2016 e no Reino Unido em 2017, e em apenas um mês tiveram 300.000 pessoas que interagiram com ela e informaram os dados do perfil. A Lara conversa em 12 idiomas perguntando questões simples sobre o que eles estão procurando e como eles são, e recomenda perfis compatíveis baseados nestes dados.

O que seu cliente quer quando procura um canal de atendimento ? Outro canal ?

Você ouviu falar de uma nova empresa e agora quer fazer contato com ela. O que faz ? Vai até o Google e pesquisa pelo nome dela.


Encontrando a página da empresa, abre, e o que está lá ? O número do 0800 da empresa com um destaque enorme. “Ligue para nós no 0800-xxx-xxxx” e lá vai você e liga.


Este é um cenário muito frequente. E com isto as ligações no 0800 só aumentam. E o desconforto dos clientes também. O canal do 0800 se torna congestionado, aumenta o custo de atendimento, mais gente espera nas filas para falar com um atendente, e por aí vai.